“South Park” é excluído da Internet chinesa após tocar em todos os tópicos “proibidos” pelo PCC

08 de Octubre de 2019
Actualizado: 08 de Octubre de 2019

O regime chinês apagou praticamente todos os vestígios da série de desenhos animados “South Park” de sua internet, após um episódio em que foi denunciado várias realidades que o Partido Comunista Chinês (PCC) se esforça para esconder, principalmente, a remoção forçada de órgãos de prisioneiros de consciência.

O episódio é chamado de “Banda na China”, mas soa foneticamente muito semelhante a “Banido na China”, por isso esconde um trocadilho nas críticas ao regime chinês.

O capítulo mostra, por um lado, a influência que o PCC exerce sobre seu poder de compra na economia e na cultura ocidentais, e como as empresas, grandes ou pequenas, procuram fazer acordos comerciais com o regime, para o qual precisam submeter a suas políticas, propaganda e censura à liberdade de expressão.

Por outro lado, também são mostradas as condições de submissão e medo em que vive o povo chinês, constantemente monitoradas pelo partido comunista; e entra no sistema penitenciário, de julgamentos secretos e arbitrários a campos de trabalhos forçados e às condições subumanas de vida em que vivem prisioneiros e prisioneiros de consciência, com execuções e remoção forçada de órgãos.

Não é de surpreender que a série tenha sido banida e apagada da Internet chinesa depois de abordar praticamente todas as questões “politicamente proibidas” pelo comunismo chinês.

Segundo um artigo do The Hollywood Reporter, não apenas os capítulos de South Park foram proibidos na China, mas também qualquer discussão on-line sobre o programa, especialmente em redes sociais e páginas de fãs. Agora, ao procurar desenhos animados em algumas plataformas interativas, aparece uma mensagem como a seguinte: “De acordo com as leis e regulamentos relevantes, esta seção não está aberta temporariamente”.

A resposta draconiana é uma ação comum dentro da ditadura comunista chinesa; você pode até citar o exemplo do desenho animado da Disney “Winnie the Pooh”, que também foi proibido na China porque a semelhança do urso com o atual líder do Partido Xi Jinping se tornou popular na Internet, a partir da qual eles começaram a apelidá-lo dessa maneira e se prestaram a todos os tipos de piadas. O que também é retratado em várias cenas de “Band in China”.

Os criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stonen, pediram um “pedido de desculpas oficial à China” via Twitter, no qual uma continuidade de críticas pode ser lida em tom irônico:

“Como a NBA, saudamos os censores chineses em nossas casas e em nossos corações. Também amamos dinheiro mais do que liberdade e democracia. Xi não é nada como o Ursinho Pooh […] Viva o Grande Partido Comunista da China! Que as colheitas sejam abundantes neste outono. Estamos todos bem agora?”.

Em uma cena específica, os personagens principais Stan, Butters, Kenny e Jimmy estão filmando uma biografia sobre sua banda de rock recém-formada, que eles esperam introduzir no mercado chinês, então o roteiro precisa passar pela supervisão de autoridades comunistas.

“Isso é incrível, nossa banda será algo grande”, diz Stan. “Sim, seremos ricos”, acrescenta Butters.

Quando chega a vez de Jimmy, o personagem diz que não se sente bem e que ficou viciado em cocaína. “Não tem problema, Jimmy”, dizem os amigos e o consolam: “Sim, podemos fazer um transplante de fígado”.

Então o produtor do documentário, cercado por membros da produção, grita: “Corta, corta!” Então ele se aproxima deles e explica: “Escute, pessoal, estávamos recebendo algumas sugestões dos censores chineses e eles não querem que o transplante de órgãos seja mencionado”.

“Por quê”, Stan pergunta. “Bem, eles foram acusados de subtrair órgãos de … Olha, não importa, eles apenas disseram não à questão dos órgãos”, responde o produtor.

Extração forçada de órgãos de prisioneiros de consciência

Relatórios detalhados deste crime perturbador surgiram pela primeira vez em 2006, quando os pesquisadores compararam a rápida expansão do setor de transplantes de órgãos na China desde 2000 com a onda de prisão ilegal e perseguição de praticantes do Falun Dafa e concluíram que os dois eventos estavam relacionados.

Desde então, as acusações de remoção forçada de órgãos pelo PCC tornaram-se mais frequentes e as evidências cada vez mais fortes.

Em junho, um tribunal popular independente concluiu, “além de qualquer dúvida razoável”, que o crime estava ocorrendo em “uma escala significativa”, com os praticantes do Falun Dafa sendo a principal fonte de órgãos, destacando também à comunidade muçulmana uigur na China, como vítimas dos mesmos crimes contra a humanidade.

“A remoção forçada de órgãos é realizada há anos em toda a China em escala significativa”, disse o presidente do tribunal, Sir Geoffrey Nice QC, em uma decisão emitida em 17 de junho em Londres, após um ano de árdua pesquisa

Sir Geoffrey Nice observou que o tribunal chegou a essas conclusões depois de considerar todas as evidências disponíveis, incluindo o testemunho de mais de 50 testemunhas em duas audiências, e esclareceu que eles tentaram abordar representantes do regime chinês, incluindo a embaixada chinesa em Londres e Funcionários da saúde, mas ninguém respondeu.

Done a The Epoch Times

Cómo puede usted ayudarnos a seguir informando

¿Por qué necesitamos su ayuda para financiar nuestra cobertura informativa en Estados Unidos y en todo el mundo? Porque somos una organización de noticias independiente, libre de la influencia de cualquier gobierno, corporación o partido político. Desde el día que empezamos, hemos enfrentado presiones para silenciarnos, sobre todo del Partido Comunista Chino. Pero no nos doblegaremos. Dependemos de su generosa contribución para seguir ejerciendo un periodismo tradicional. Juntos, podemos seguir difundiendo la verdad.

TE RECOMENDAMOS